Atenção ao coração
13/08/2018
Os problemas cardiológicos sempre estiveram entre as principais causas de morte. A preocupação com prevenção, identificação e tratamento das doenças cardíacas deve ocupar espaço relevante na rotina das pessoas. Para isso, é importante fazer a “lição de casa”, que inclui bons hábitos, alimentação saudável, atividade física regular e nível de estresse reduzido, além de, claro, acesso a um médico para avaliar a situação e orientar o paciente.
A Pro-Imagem, referência há quase 30 anos na investigação diagnóstica em cardiologia não invasiva, também atua com o Centro de Treinamento Cardiopulmonar (CTC), que complementa a prevenção e a reabilitação dos problemas cardiológicos. “Contamos com os métodos mais avançados e atualizados na área de Ecocardiografia (exame de ultrassom do coração) disponíveis no mundo”, complementam os sócios Dr. Oswaldo César de Almeida Filho (CRM: 48.527), Dr. Mauro Cruz Jurca (CRM: 48.827) e Dr. Renato Barroso Pereira de Castro (CRM: 48.305).
Na área da Ecocardiografia, é recomendado o uso de equipamentos que possibilitam o estudo do coração de forma confiável e detalhada, incluindo a utilização de imagens tridimensionais em tempo real. “Fomos pioneiros neste tipo de exame no Brasil, realizados aqui desde 2007. Acabamos de receber novos aparelhos específicos, capazes, inclusive, de realizar exames por via transesofágica”, explicam os médicos.
Outras tecnologias incorporadas recentemente ao Ecocardiograma foram as técnicas de “Speckle Tracking”, o uso de “contraste” de microbolhas e, ainda, o estudo do coração em situações de estresse, usado para avaliar o risco de um infarto do miocárdio.
Ainda no campo das doenças cardíacas em crianças e em adolescentes, a Pro-Imagem oferece, de maneira exclusiva na região, aparelhos específicos de uso infantil e, principalmente, profissionais experientes na área. A clínica realiza outros exames cardiológicos na área da monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA), testes ergométricos e ergoespirométricos, monitorização do ritmo do coração nas 24 horas (Holter – 24 horas) e o “Looper”, que grava o ritmo do coração por até uma semana. “Sem dúvida, nosso principal segredo para alcançar o reconhecimento profissional nestes anos é a equipe profissional por trás de toda esta tecnologia”, explicam os sócios, que também contam com a expertise dos médicos Antônio Carlos Leite de Barros Filho (CRM: 129.981) e Larissa Bulhosa de Souza Nunes (CRM: 122.939).
Tecnologia diagnóstica
• Speckle Tracking ou rastreamento de pontos do coração: permite diagnóstico mais precoce da disfunção do músculo cardíaco, onde o coração pode se tornar fraco e/ou dilatado, em especial, nos pacientes com cardiotoxicidade induzida por quimioterápicos utilizados no tratamento do câncer.
• Ecocardiograma com “contraste” de microbolhas: indicado para visualizar melhor o coração em situações específicas e já utilizada nos países da Europa e América do Norte há mais de 15 anos, esta substância, apesar de ser chamada de contraste, não apresenta as mesmas contraindicações do contraste utilizado em radiologia, podendo ser utilizada em pacientes com insuficiência renal, por exemplo.
• Ecocardiografia sob estresse: com estímulo físico (exercício físico) ou farmacológico, permite identificar a faixa de risco de um infarto no futuro, entre outra informações.
Fonte: https://www.revide.com.br/editorias/novidade/atencao-ao-coracao-927/